A Força Aérea Brasileira (FAB) solucionou recentemente um mistério que já se estendia há mais de 40 anos: o desaparecimento do caça F-5E de matrícula FAB 4831, que desapareceu durante um combate aéreo simulado sobre a Lagoa dos Patos (RS).
+ Porque caixões de chumbo são usados no enterro de integrantes da realeza britânica?
+ Netflix divulga catálogo de jogos de setembro de 2022
+ YouTube anuncia player educativo e sem anúncios
Pilotado pelo tenente aviador Edson Luiz Chiapetta Macedo, o FAB 4831 desapareceu no dia 28 de julho de 1982. Apesar das buscas, não foram encontrados, na época, destroços do caça supersônico ou o piloto, que foi promovido ao posto de major.
Os destroços do caça foram encontrados pelo pescador Josoé Ortiz, cuja rede de pesca ficou presa em um objeto submerso. Ele transmitiu então as coordenadas para o aviador civil e velejador Cristian Yanzer de Lima, que procurava por pistas do F-5 há cerca de cinco anos.
Com as informações do pescador, Lima usou o sonar Side Scan do seu veleiro e encontrou os destroços do caça. Foram localizadas diversas partes da aeronave, como os motores, trem de pouso, canhão, pilones, pedaços da fuselagem, fragmentos das asas, entre outros componentes.
+ Kawasaki Versys 650 2023, ficha técnica, potência, consumo e preço
+ Vídeo hilário: simulando golpes de karatê, dono ‘nocauteia’ seus gatos